sexta-feira, 24 de maio de 2013

O Poder da Organização

Essa quarta palavrinha mágica aí do título tem se revelado essencial à minha "nova vida". Sem ela, algo fica bem defasado: ou a vida acadêmica ou o lazer.

Diferente, porém, é estabelecer prioridades. Nas férias, minha prioridade será o lazer, sem me desfazer dos estudos. Agora, o mais importante é a parte acadêmica, mas não esqueço do meu lazer.

Um dos "atos organizacionais" que eu já fiz foi listar um livro de cada bibliografia das minhas matérias: alguns poucos eu leio inteiro, outros servem para as provas, e ainda outros que são só para ter outro ponto de vista e aprofundamento no que vejo em sala de aula.

Também parei pra pensar e vi que era um absurdo eu estudar numa escola de inglês que tem uma biblioteca (mais para uma estante, mas tudo bem), e NUNCA ter pegado nenhum livro. Agora todo semestre pegarei pelo menos um, além de compensar os outros três semestres que não aproveitei essa vantagem.

Falando nisso, aí do lado tem o gadget do meu skoob, onde eu já marquei 87 livros para ler. Decidi que agora eu tenho uma ordem de leitura; se eu for pegando o que me der na telha, sempre vão haver uns que ficarão para trás. A ordem é a seguinte: livros marcados antes, lidos antes (exceção para livros do inglês e da faculdade).

Claro, uma pessoa que faz tudo isso também tem uma pasta só para os saquinhos das folhas (um para cada matéria), e uma pasta só para as apostilas e documentos importantes. Eu ainda tenho um caderno para anotações e resumo para as provas. Isso aconteceu sem querer, mas foi uma coincidência muito feliz: assim é mais fácil entender, além de que tenho certeza que isso me ajudará nas provas semestrais e finais.

Também tive que praticar o desapego e parar de acessar fansites e meu tumblr todo dia. Quando tenho tempo, ótimo; quando não, tchau, até a próxima.

Além da faculdade, eu ainda ganhei outra responsabilidade esse ano: ser uma das tradutoras do One Direction Brasil.

Pois é, minha gente, novo ano, novos modos de vida (tudo bem, já é quase metade do ano). Onde eu quero chegar é: precisamos arrumar um tempinho para tudo, e não é necessário se descabelar por isso. Deixar de fazer algumas coisas, fazer outras, tudo isso é muito saudável, e com uma boa organização, bem mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário! Volte sempre :)