domingo, 9 de fevereiro de 2014

Minhas frases favoritas de "Grande Sertão: Veredas"

  O medo que eu tinha desse livro transformou-se na mais bela admiração depois da leitura terminada. O autor, João Guimarães Rosa, é de uma genialidade sem precedentes.

  São 14 frases as escolhidas; não digo as melhores, porque seria muito difícil fazer uma lista dessas, com cada exemplo de narrativa que ele nos presenteia. Essas são somente as que eu mais quero compartilhar, as que penso que vocês mais podem se identificar.


"Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data"- pág. 115

"Muita coisa importante falta nome"- pág. 125

"Sonhação- acho que eu tinha de aprender a estar alegre e triste juntamente, depois, nas vezes em que no Menino pensava, eu acho que."- pág. 126

"E o senhor me desculpe, de estar retrasando em tantas minudências. Mas até hoje eu represento em meus olhos aquela hora, tudo tão bom, e, o que é, é saudade." pág. 134

"O que demasia na gente é a força feia do sofrimento, própria, não é a qualidade do sofrente."- pág. 150

"(...) sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na ideia, querendo e ajudando; mas, quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois." pág. 155



"E amizade dada é amor."- pág. 173

"Como toda alegria, no mesmo do momento, abre saudade".

"(...) só aos poucos é que o escuro é claro."

"Qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura." pág. 327


"Um sentir é o do sentente, mas outro é o do sentidor." pág. 328

"O que é que uma pessoa é, assim por trás dos buracos dos ouvidos e dos olhos?"- pág. 373

"Esquecer, para mim, é quase igual a perder dinheiro"- pág. 423

"Porque aprender-a-viver é que é o viver, mesmo" pág. 601

Se quiserem saber um pouquinho mais, eu falei sobre ele no meu post "As 11 melhores leituras de 2013".

Um comentário:

  1. Olá! Você foi ‘tagueado/a’ no meu blog! Fique à vontade para fuxicar e responder. Te espero! Até + Ver! Nu.

    http://1001nuccias.blogspot.com.br/2014/10/respondendo-tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário! Volte sempre :)